Tipos de gamificação: gamificação de conteúdo e estruturada

Na gamificação você precisa entender 2 possibilidades

  • Alterar o conteúdo a partir dos elementos dos jogos

  • Manter o conteúdo, mas criar um estrutura que motiva o usuário utilizando elementos de jogos

Gamificação é uso dos elementos e mecânicas de jogos em contextos que não são jogos. Mas é bom esclarecer que não existe apenas um tipo de gamificação.

Quando se aprende, por exemplo, que os elementos dos jogos podem transformar ou não o seu conteúdo, é o mesmo que descobrir que o preto é diferente do branco. 

Por exemplo, cursos e treinamentos expositivos podem inovar mantendo seu formato original, mas mudando a maneira como motiva seus alunos e colaboradores a prestarem a atenção e realizarem as atividades.


Gamificação de conteúdo

Podemos utilizar os elementos dos jogos e a gamificação para transformar o conteúdo e a aprendizagem, por exemplo, das normas ISO em Sistemas de Gestão, em enigmas e solicitar que os alunos e colaboradores descubram a resposta.

Para impactá-los mais emocionalmente, podemos apresentar uma empresa (mesmo que fictícia) e apresentar uma solução problema, com seus personagens e necessidades.

Não há dúvidas que a narrativa se torna mais interessante quando o conflito se aproxima mais da linguagem de uma série da Netflix ou do cinema.

Logo, é interessante pensar em contextos que podem envolver uma armadilha, um crime ou ainda uma conspiração para comprometer a credibilidade de uma empresa, impedindo que ela seja certificada, por exemplo. 

Suits é um seriado da Netflix recheado de ideias de conflitos e possibilidades de narrativas sobre o mundo corporativo

Nesse exemplo, como estamos utilizando a gamificação? 

A partir de elementos de jogos como narrativa e mecânicas de pergunta e resposta. Além disso, para ativar um senso de urgência, podemos determinar que os participantes têm 40 minutos para resolver os desafios propostos. 

Agora, perceba, temos a narrativa, o enigma e um tempo determinado. Dessa forma, meu conteúdo precisa ser obrigatoriamente modificado.

Isso é o que chamamos de gamificação de conteúdo

Há muitas maneiras de gamificar conteúdos. Você pode fazer isso manualmente ou utilizar recursos digitais como aplicativos ou plataformas. 

Em nossa plataforma Dashboard App, oferecemos um espaço para criar minigames como Escape Room digitais totalmente personalizados, que permite gamificar o conteúdo de uma maneira rápida e simples.

Modelo de Escape Room criado no Dashboard App

 


Gamificação estruturada

Agora esqueça toda a história da empresa e sua batalha para ser certificada. Volte a imaginar o treinamento da norma ISO com slides em Power Point.

Volte a imaginar o professor ou facilitador no tablado apresentando por mais de 2 horas os slides para os alunos. É possível gamificar mantendo esse formato? 

A boa notícia que lhe trago é SIM!

Cursos e treinamentos expositivos podem, portanto, inovar e alcançar resultados incríveis, sem se dar o trabalho de reorganizar suas sequências didáticas. O segredo está na chamada gamificação estruturada. 

A equipe responsável pelo curso e treinamento, seja a equipe de RH de uma empresa, professor ou designer instrucional, podem utilizar os elementos dos jogos para criar uma trilha motivadora para seus alunos, não focada na mudança do conteúdo, mas sim em estratégias focadas em conquistas, recompensas e reconhecimento social.

Por exemplo: o aluno ou colaborador que assiste a aula e faz os exercícios propostos ganha 1 ponto. O aluno que faz o dever de casa recebe uma insígnia que sinaliza que ele é um bom aluno e desenvolveu uma competência específica.

Você pode escolher no final do treinamento o aluno que mais participou e atribuir pontos a ele, por exemplo.

Com a gamificação estruturada, a empresa pode planejar e implementar uma jornada de aprendizagem para seu aluno e colaborador, com níveis, missões, e criar uma loja para recompensá-los de acordo com sua performance. 

E veja que interessante, isso é feito sem mudar o conteúdo. Perceba que na gamificação estruturada, os elementos dos jogos permeiam o conteúdo da experiência de aprendizagem, mas não o modifica. 

Por outro lado, a gamificação de conteúdo modifica a maneira como produzimos e distribuímos a informação e mobilizamos a participação dos alunos. 


Plataformas digitais

Plataformas digitais como a Khan Academy, utilizam a gamificação estruturada para motivar os alunos a consumirem mais os conteúdos disponíveis em seu sítio digital. Da mesma maneira, marketplace gigantes como Shoope e Mercado Livre, utilizam diferentes elementos de jogos para fidelizar seus clientes e motivá-los a comprar mais. 

Faça os dois

Recomenda-se o uso dos dois tipos de gamificação para potencializar a experiência de aprendizagem do colaborador.

No Aula Em Jogo, contamos com uma solução completa que auxilia na criação de um processo de gamificação estruturada com ranking, conquistas, missões e programa de recompensas. 

Crie um processo gamificado estruturado e de conteúdo de forma rápida e descomplicada

Ainda, contamos uma central de criação de minigames que permite que sua equipe crie uma gamificação de conteúdo rápida e descomplicada.

Deseja inovar e mudar a forma como você cria seus cursos e treinamentos e motiva seus alunos a participarem mais e consumirem mais seus conteúdos? Entre em contato conosco. 

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