Entenda como gamificar seus conteúdos e criar experiências de aprendizagem focadas na curadoria e produção de conhecimento pelos próprios alunos. Modifique a experiência de aprendizagem do seu curso online.
A educação a distância não para de crescer no Brasil. A pandemia acelerou ainda mais esse processo, criando todas condições ideias para muitas pessoas e instituições começarem a pensar em criar cursos online.
Na internet, encontra-se cursos online para tudo: desde o ensino de violão a aprendizagem de reparos domésticos e até de assistente de pedreiro. As tecnologias derrubaram fronteiras e possibilitam um universo incontável de interações e possibilidades de comunicação e criação de novos conhecimentos.
Aqui mesmo no Aula em Jogo temos diversos cursos de gamificação para professores e os resultados alcançados são incríveis.
No entanto, tanto professores como produtores de curso online sofrem de um mal nefasto que é a falta da presença online. Quantas vezes compramos um curso online e nem se quer iniciamos a primeira aula? Quantas vezes ignoramos o conteúdo postado pelo professor porque preferimos fazer outra coisa?
São dores muito conhecidas por gestores, produtores de conteúdo e professores da educação formal.
Saiba que não há estratégia mais eficaz para resolver todos esses problemas do que a gamificação. Pode-se ir muito além do basicão, ou seja, a velha mistura do vídeo com PDF (para parodiar a conhecida mistura brasileira “arroz com feijão”). Como expliquei no texto anterior, esses problemas são solucionados tanto com a gamificação estruturada como pela gamificação de conteúdo.
Nesse texto, apresento dicas práticas para você turbinar seus cursos online e ir além do vídeo e do PDF. Dessa forma, irei focar em soluções rápidas, tanto para gamificação de conteúdo como para criar interações mais focadas na cocriação, captura e curadoria do conhecimento produzido.
Gamificação de conteúdo em curso online
1 – Thing Link
No ThingLink é possível ir além e fazer até imersões com realidade virtual, usando apenas um card board associado a um smartphone. Portanto, você pode criar experiências reais de exploração, de busca ativa da informação para resolução de enigmas e desafios com o conteúdo que desejar.
Crie experiências com imagens interativas, vídeos e mídias em 360 graus. Embeba os conteúdos em seu AVA, páginas e onde quiser, tudo isso de uma forma muito rápida e descomplicada.
2 – Escape Factory
A Escape Factory é uma plataforma brasileira lançada em setembro de 2020. Já reúne mais de 5 mil usuários e conta com em seu mural público mais de 1000 atividades criadas. Nela, você pode transformar qualquer conteúdo do seu curso online em jogos com mapa, avatar, tempo regressivo e barras de progresso.
Além disso, a plataforma permite importar questões organizadas em planilhas eletrônicas e exportar os dados da performance dos alunos em segundos.
É possível criar diferentes mapas e propor para os alunos uma atividade de exploração e resolução de questões de duas naturezas: com alternativas ou resposta que o aluno precisa escrever (resposta curta).
Experimente agora uma das atividades criadas por um dos nossos usuários.
Na Escape Factory, você pode embeber suas atividades em Moodle, Google Classroom, páginas de internet, blogs, etc.
É possível ainda associar imagens, vídeos do You Tube e outras mídias ao seu conteúdo, potencializando ainda mais a aprendizagem.
Cocriação e curadoria em curso online
3 – Google Slides
É importante ir além dos fóruns e propor atividades de cocriação. Por exemplo, no curso Level up: Aula Gamificada, meus alunos criam planos de aulas em diferentes ferramentas, tudo em tempo real. No primeiro módulo, utilizamos o Google Slides para organizar as primeiras criações. Assim, com essa ferramenta, posso criar junto com eles uma galeria virtual, transformando cada slide em um ponto da galeria onde o aluno expõe suas criações.
Abaixo seguem as criações dos alunos da turma 2 envolvendo mais de 200 alunos professores.
4 – Padlet
O Padlet é uma aplicação da web que ajuda alunos e professores a construírem projetos e conhecimento em conjunto, ao mesmo tempo que permite experiências em que os alunos produzem seu próprio conteúdo. Ele também pode utilizado, por exemplo, como uma ferramenta de curadoria e organização do conteúdo capturado pelo professor ou alunos. No Level UP utilizo o Padlet para organizar as trilhas de conteúdo mais complexas criadas pelos alunos.
5 – Jamboard
E, por fim, mas não menos importante, indico uma das ferramentas mais recentes e queridinhas do Google. Faço uso dela também no meu curso online Level UP, mais especificamente no momento em que os alunos preenchem um canvas e estruturam planos de aula. Permite eu reproduzir dinâmicas do Design Thinking, especialmente pelo uso rápido das notas adesivas.
Espero que você tenha gostado das dicas e não deixe de comentar e sugerir outras ferramentas que você utiliza em seus cursos online.
Até a próxima