5 benefícios do uso da gamificação em empresas

Ao utilizar gamificação em seu negócio você terá como benefícios:

  • Aumento do engajamento
  • Proatividade e colaboração
  • Retenção de conteúdo
  • Protagonismo e Autonomia
  • Feedback Imediato

Os profissionais, representados pela Geração Y, e na sua grande maioria, pelos chamados Millenials, buscam experiências no trabalho como um meio e não um fim.

Este grupo tem procurado valorizar as oportunidades mais humanas, nas quais não se resumem a apenas números e a troca entre trabalho e salário. 

Essa geração compreende que o sucesso profissional está interligado a um propósito maior do que a simples contraprestação financeira. Há um anseio em causar impacto na sociedade e de gerar alterações sociais efetivas. 

Mais do que resultados relativos ao trabalho, os Millenials buscam trilhar uma jornada prazerosa, bem como visualizar sua evolução ao longo dela.

É bom lembrar que essa geração nasceu entre o início da década de 80 até o começo dos anos 2000 – uma época marcada pelo desenvolvimento da internet, dos videogames e grandes avanços tecnológicos de prosperidade econômica. 

O perfil dos Millenials impõe desafios para o departamento de Recursos Humanos e gestores, que, além de terem de se preocupar com as estratégias do negócio, ainda precisam encontrar maneiras de manter os colaboradores motivados dentro do ambiente organizacional.

Características e conduta dos Millenials no mercado de trabalho


Gamificação e a motivação dos Millenials

As empresas costumam investir em palestras motivacionais, criar situações que muitas vezes demandam um tempo enorme de planejamento e dinheiro para manter a motivação de seus colaboradores.

Porém, é sabido que muitas dessas iniciativas são bastante pontuais – não mantém a equipe motivada por muito tempo.

Por outro lado, a gamificação tem se mostrado uma estratégia poderosa para manter o nível de energia alto e aumentar a produtividade e os resultados dos colaboradores.

Para além do resultado do negócio, ao implementar um processo de gamificação, a empresa entrega uma jornada leve e prazerosa para seus colaboradores – algo que os Millenials valorizam bastante. 

Gamificação é o uso dos elementos dos jogos em contextos que não são jogos. É uma linguagem conhecida por essa geração que tem uma intimidade e maior propriedade sobre as tecnologias, especialmente a dos videogames. Por isso, os jogos se tornam recursos estratégicos cada vez mais dentro das organizações. 

Duolingo é um app gamificado que ensina idiomas. Um sucesso entre os Millenials

Se algum gestor ainda não estiver convencido disso, apresentamos cinco motivos para ajudá-los a esclarecer sobre os benefícios da gamificação na sua empresa. 

a) Aumenta o engajamento

Os Millenials jogam jogos que entregam troféus, atribuem pontos e apresentam um ranking de performance. Esses elementos energizam e geram uma experiência mais leve e divertida. 

b) Proatividade e colaboração

A motivação das pessoas é maior quando elas sabem quais metas devem ser alcançadas. A colaboração entre os colaboradores pode ser incentivada, demandando mais comunicação e troca de conhecimento entre equipes e departamentos.

c) Retenção do conhecimento

A maior atenção e motivação em uma experiência gamificada favorece na consolidação dos conteúdos aprendidos e habilidades desenvolvidas pelos colaboradores.

d) Protagonismo e Autonomia

Millenials se sentem à vontade em ambientes que oferecem a eles autonomia, e que reconhecem seus feitos. Certas mecânicas de gamificação permitem o colaborador se tornar o protagonista da sua própria aprendizagem, levando-o a desenvolver senso de liderança e responsabilidade.

e) Feedback Imediato

Millenials são inquietos e estão sempre em busca de novos conhecimentos. Para saber se estão progredindo e na direção correta, eles precisam de feedbacks constantes e rápidos.

5 benefícios da gamificação para empresas

Como gamificar?

Criar uma experiência gamificada pode ser mais simples e barato do que você pode imaginar. No Aula Em Jogo, temos uma solução digital rápida para criar processos gamificados com trilhas de aprendizagem, com o conteúdo que desejar, além de missões, conquistas e loja virtual com recompensa. 

O Dashboard App permite que você entregue uma boa experiência para seus colaboradores no celular ou desktop – aumentando o engajamento na realização das tarefas de um curso, de uma campanha ou em uma semana SIPAT, por exemplo. 

Quer conhecer melhor como criar um processo de gamificação descomplicado para sua empresa?

Entre em contato conosco.

Gamificação para Negócios

Tudo que um empreendedor precisa saber para aumentar a valorização e participação de cliente em seus produtos e serviços.

Gamificação Educacional

Tudo que o Educador precisa saber para aumentar o engajamento e participação dos alunos com gamificação.

Leia mais conteúdos como esse…
Hosted By Wordpress Clusters