Os Achievers apreciam a sensação constante de vitória. São motivados pelo domínio e senso de maestria. Os achievers buscam aprender coisas novas e melhorar a si mesmos, estando sempre em busca de novos desafios para superarem.
Também são conhecidos como conquistadores ou realizadores
São jogadores que competem com os outros, sendo motivado sobretudo pelo status como representação de suas realizações. No caso, as soluções gamificadas para esse tipo de jogador demandam um sistema com:
Os Disruptor são motivados pela mudança. Em geral, os disruptores querem quebrar o sistema, ou seja, suas regras, agindo diretamente ou através de outros usuários para forçar uma mudança positiva ou negativa no sistema estabelecido.
Esse perfil é motivado por escolhas, anarquia, ferramentas de desenvolvimento e códigos de trapaça.
Os Free Spirit são motivados pela autonomia e pela autoexpressão. Esse tipo de jogador de criar coisas e explorar o sistema. Esses jogadores estão interessados em desvendar todas as possibilidades e porquês da experiência do jogo, desde o mapeamento da área geográfica até a compreensão da mecânica.
Perfil interessado na exploração, especialmente em jogos de mundo aberto, autonomia para escolher caminhos ou atividades a serem realizadas – preferem trilhas de aprendizagem não-lineares ao invés de lineares. Esses jogadores são atraídos por:
Os Philanthropist são motivados por um propósito e significado. Esses jogadores são altruístas e gostam de auxiliar e proporcionar conquistas aos outros usuários sem nenhuma expectativa de retorno.
Esse perfil de jogador é atraído pelo propósito da gamificação, expresso na narrativa ou no chamado para aventura. Algumas mecânicas para atrair esse tipo de jogador:
Os Players são motivados por recompensas. Eles fazem o que for necessário para coletar itens e recompensas disponíveis, e sempre buscam o melhor para si mesmos.
São jogadores motivados por:
Os Socializer buscam a interação social por intermédio do jogo. Mais importante do que atingir os objetivos propostos ou concluir as tarefas designadas, é a ocasião do jogo em si e seu potencial de estimular vínculos sociais que os interessam. São conhecidos como socializadores, jogadores que se comunicam e buscam experiências mais colaborativas do que competitivas.
Perfil interessado na relação social e no que as pessoas têm a dizer. No caso, o jogo é apenas um pretexto para socializarem com outros jogadores. Os socializadores são os maiores comentadores de status e os que os motivam os desafios em time. Os socializadores costumam preferir jogos cooperativos, que demandam trabalho conjunto e evidenciam personalidades colaborativas. Logo, os elementos motivadores principais são os que estão reproduzidos em redes sociais como, por exemplo:
comentários, likes, compartilhamentos, desafios envolvendo times, mecânicas de troca de itens e presentes.
Diversos estudos têm indicado a necessidade de personalizar os sistemas gamificados de acordo com a personalidade do usuário. A tipologia de tipos de jogadores desenvolvida por Marczewski (Hexad) foi validada por estudos do HCI Games Group e o Austrian Institute of Technology, associando as principais características dos tipos de jogadores com os traços de personalidade do Big Five como mostra o infográfico abaixo.
Referências
Marcszewski. HEXAD: A player Type Framework for Gamification Design. Gamified UK, 2018. https://www.gamified.uk/user-types/
Ryan, RM, & Deci, EL (2000). A teoria da autodeterminação e a facilitação da motivação intrínseca , desenvolvimento social e bem-estar. The American Psychologist , 55 , 68-78. http://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.68
Tondello et al. The gamification User Types Hexad Scale. Proceedings of the 2016 Annual Symposium on Computer-Human Interation in Play, 2016 Peges 229-243 https://doi.org/10.1145/2967934.2968082