Curso presencial

Gamificação na Prática

Aprenda como adicionar a mecânica dos jogos aos seus produtos digitais para aumentar o engajamento através da criação de um app gamificado.

Nesse curso…

Os participantes terão acesso ao Dashboard app, um gerenciador de tarefas onde será possível criar um aplicativo gamificado com times, níveis, conquistas, missões com imagens, vídeos, loja virtual e ranking dos participantes.

No final do curso, todos deverão sair com o seu processo de gamificação completo pronto para ser utilizado em aulas, cursos e treinamentos.

O que você vai aprender?

1. O que é gamificação?

Vamos começar entendendo o poder da gamificação para resolver problemas do mundo real e como ela pode aumentar o envolvimento do usuário a partir de cases práticos de sucesso. A ideia aqui é que você conheça projetos de gamificação em aplicações conhecidas, e ganhar argumentos para os explicar os benefícios da gamificação aos tomadores de decisão.

2. Tipos de gamificação

Vamos entender as diferenças entre a gamificação de conteúdo e a gamificação estruturada. Conhecer exemplos e entender como elas impactam na aprendizagem de conceitos, desenvolvimento de habilidades e atitudes do indivíduo.

3. Canva da gamificação

Vamos utilizar algumas etapas do Design Thinking para, em grupo, pensar em um processo de gamificação. Esse processo poderá ser criado a partir dos problemas reais trazidos pelos participantes, ou escolhidos em um deck de cartas com estudos de casos preparados pelo instrutor do curso.

4. Criando um aplicativo gamificado

Para juntar todos os elementos e colocar as idéias em prática. Iremos conhecer a plataforma dashboard app e criar juntos um aplicativo gamificado com medalhas, loja virtual, ranking, times, níveis, e com o conteúdo que você desejar. Você poderá adicionar imagens, vídeos, links e os textos que desejar. Você sai do curso com o seu processo de gamificação pronto para testar com seus alunos, clientes e/ou colaboradores no mesmo dia.

5. Criando um minigame 

O Dashboard app permite ainda que o usuário crie pequenos minigames com tarefas que automatizam o ganho de pontos pelo usuário. Você poderá gamificar qualquer conteúdo e transformá-lo em pequenos desafios de perguntas e respostas com mecânicas simples de um escape room digital.

6. Relatórios de desempenho

Na última fase do nosso workshop iremos ensinar como gerar relatórios rápidos do desempenho de seus usuários. Tudo será visualizado em uma planilha de Excel.

O que dizem sobre o curso

Quem será seu professor

Tiago J. B. Eugenio

Co-fundador da Plataforma Educacional Neurons e do Aula Em Jogo. Autor do livro Aula em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores e do livro Por Dentro do Jogo, e de diversos artigos, nos quais discute temas interdisciplinares como empatia, videogames, curiosidade, criatividade, saúde e tecnologias digitais. Tem mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e formação em Game-based learning pela Quest do Learn em Nova York e em comunidades de aprendizagem pelas Escuelas Experimentales do Ushuaia. É professor de Pós-graduação em instituições como USP, UNIFESP, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, IPOG e Instituto Singularidades.

Local e data

08 de outubro

Das 08h às 12h (4h)

Avenida Paulista, 726 – Conj. 1001

*Necessário levar celular e notebook.

Adquira seu ingresso

LOTE 1

ENCERRADO

R$247,00

LOTE 2

POUCAS UNIDADES

R$356,00

LOTE 3

EM BREVE

R$497,00