gamificação jogos game educação

Scribblenauts: um game que todo professor deveria conhecer

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Pais e professores devem conhecer jogos que maximizam o conhecimento de seus alunos e filhos. Scribblenauts é uma jogo que prova que há muito poder e significado no conhecimento de vocabulários para resolver problemas.

Imagine um jogo de videogame que trabalhe o vocabulário e prove que há muito poder e significado no conhecimento das palavras para resolver os problemas do mundo.  Saiba que esse jogo já existe e é um sucesso em todo o mundo.

Escreva qualquer coisa e resolva tudo

Scribblenauts é um jogo de resolução de problemas que demanda conhecimento de vocabulário e muita imaginação. Assim sendo, professores de línguas podem se beneficiar bastante do uso desse game comercial em sala de aula.

Pais também podem se impressionar com o poder inventivo do game para despertar a imaginação de seus filhos.

Ao encontrar um personagem em apuros, o Maxwell, controlado pelo jogador, invoca seu caderno mágico e escreve o nome de qualquer objeto que pretende trazer para a realidade do jogo. Pode ser uma escada, um avião, um regador. Se o jogador escrever “milho”, então o milho vai aparecer na cena. Se escrever um prédio, puf, o prédio aparecerá. Qualquer coisa.

Resolução criativa de problemas

Por exemplo, o jogador encontra um personagem que deseja recolher seu animal de estimação que está no alto de uma árvore.  No caderno, o jogador pode escrever “escada” e pronto, uma escada aparece no jogo pronta para ser utilizada e resgatar o animalzinho. Mas não há um único jeito de resolver o problema. Pode-se também escrever “corda” ou até mesmo “nuvem com chuva” e fazer chover sobre a árvore para incentivar o animal a descer da árvore.

Outra possibilidade é escrever um adjetivo sobre a pessoa ou objetivo, como forma de torna-los maior, menor, por exemplo. Em Scribblenauts você pode escrever qualquer coisa e resolver todos os problemas do mundo!

Mas convém lembrar que tudo o que é criado tem consequências no jogo. Por exemplo, se o jogador trazer à realidade um objeto que não corresponde ao pedido feito, o personagem pode ficar assustado e causar incêndios ou até mesmo afogamento. Dessa forma, perde-se a oportunidade de recuperar uma Starite. Mas como todo bom jogo, há sempre a possibilidade um recomeço do nível e escrever um novo final para o dilema vivido.

scribblenauts educacao gamificação
No jogo, Maxwell deve ajudar personagens com diferentes problemas, que vai desde criar uma obra de arte à resgatar um animal.

O banco de vocabulário do jogo é bem extenso, mas limitações podem ocorrer. Por exemplo, termos com marcas registradas e palavrões tem ações indisponíveis.

Ao tocar na tela ou controle de videogame, Maxwell corre, salta ou flutua sobre os cenários e vai encontrando outros personagens que apresentam problemas e desafios para que Maxwell os ajude.

Ensino do léxico da língua portuguesa

Em artigo publicado, Liska (2019) faz uma análise sobre o uso de jogos para o ensino do léxico da língua portuguesa. O autor conclui que apenas o Scribblenauts “permite ao jogador utilizar a língua para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos”. O autor menciona ainda que o jogo conduz também o jogador à resolução de desafios e ao aprimoramento de conhecimentos grafofônicos, ortográficos, lexicais, morfológicos e semânticos. Esses conhecimentos são fundamentais para a compreensão e à produção de linguagens, lembrando que essa habilidade precisa ser construída a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. 

Embora o autor mencione a palavra gamificação no título e no corpo do trabalho, é importante destacar que o uso de Scribblenauts e outros jogos comerciais em sala de aula não é gamificação, mas sim aprendizagem baseada em jogos.

scribblenauts gamificacao educacao
Exemplo de um missão/objetivo apresentado ao jogador.

Pense em como esses jogos são úteis para o aluno sentir na pele a importância de um bom vocabulário para resolver problemas e comunicar ideias.

Scribblenauts faz isso de uma forma inteligente e aplicada. Respeita, inclusive, a flexibilidade de pensamento do jogador, mostrando como a escrita correta e o conhecimento das palavras é importante para expressar a criatividade.

Ensino de língua estrangeira com Scribblenauts

É uma verdade que normalmente os jogos de quebra-cabeça exigem soluções exclusivamente lógicas e visuais, como é o caso do famoso Tetris. Scribblenauts quebra essa lógica e inova, mostrando como quebra-cabeças podem ser resolvidos com um bom vocabulário e muita criatividade léxica.

Você pode jogar em português, mas também em inglês, espanhol e em outras línguas. Agora imagine jogar o jogo em inglês? Percebe o poder do jogo para o aluno escreva palavras conhecidas corretamente e se aventure para a busca e pesquisa de novas palavras no idioma específico? É um jogo muito poderoso.

Como usar em sala de aula?

1 – O professor no controle

No ensino remoto essa é opção é a mais recomendada. O professor tem o controle de Maxwell nas mãos, enquanto os alunos contribuem com as respostas. Nesse caso, o professor anota as palavras utilizadas. A regra é simples: não pode usar palavras já utilizadas. Compartilhe a tela do jogo com a turma toda – mais recomendado para turmas menores, ou, então, separe os alunos em times para ver quem fornece mais soluções viáveis.

2 – Os alunos no controle

Separe os alunos em trios e/ou grupos. Nesse tipo de jogo a diversão não está somente restrita a controlar o personagem, mas sim em usar a criatividade para resolver os problemas. Assim, o trabalho com mais de um aluno é viável, pois não se espera conflito para decidir quem controla Maxwell.

Se utilizar o game em suas aulas ou com seus filhos, me conta como a experiência!

Até a próxima!

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Logo Branco Aula em Jogo

Aula em jogo é uma loja de produtos voltada para profissionais que trabalham com educação e aprendizagem em todos os níveis. Aqui você encontra ferramentas, aplicativos, jogos e cursos de formação para tornar as aulas mais motivadoras e eficazes.

Pague com

Cartão de Crédito

Boleto

Mercado Pago

Redes Sociais

APP