Feedback gamificado: o que o colaborador espera de seu gestor

Podemos considerar dois tipos principais de feedbacks gamificados

  • Automatizado
  • Dependente de avaliação

O feedback imediato é a melhor maneira de trazer o colaborador rapidamente de volta ao trilho quando algo acontece fora do esperado. É verdade também que o próprio colaborador aguarda o feedback o mais rápido possível. 

Hoje, temos uma geração que é inquieta e está sempre em busca de novos aprendizados, além de desejar conquistar uma posição de confiança no trabalho, sendo reconhecida e valorizada pelos seus pares.

Por isso, todo líder deve oferecer aos seus colaboradores a oportunidade de saber como ele mesmo e a organização percebe seu trabalho cada vez mais rápido e sem muita formalidade. 

É nesse ponto que precisamos falar sobre a importância do feedback, ponto de partida para qualquer atividade de desenvolvimento de competências – que encoraja o colaborador a buscar o desenvolvimento profissional. 

A demora para receber um feedback e atuar em melhorias compromete o poder do feedback para desenvolver bons profissionais. Essa é uma realidade que já não se aplica mais às novas gerações, especialmente a dos millenials – nascidos na era digital e que demandam agilidade na hora de saber os resultados. 

A aplicação de técnicas gamificadas é uma das grandes apostas para gerar um feedback imediato e eficaz para corrigir a rota de aprendizagem e ações do colaborador. Daí a importância de contar com o chamado feedback gamificado. 


Feedback Gamificado, o que seria?

Podemos considerar dois tipos: automatizado, e outro dependente da avaliação do gestor. O imediato com certeza é o mais poderoso, pois ao completar uma missão, por exemplo, o colaborador ganha imediatamente uma resposta positiva ou negativa daquela atividade.

A ação dele responder já traz um feedback, reproduzindo o que acontece em qualquer jogo de videogame. Ao performar positivamente, o colaborador visualiza um feedback visual e ganha pontos. Logo, o colaborador, a partir daquele momento, ganha um direcionamento para os próximos desafios e respostas que virão.

Além dessa vantagem, devemos destacar também a vantagem do feedback gamificado automatizado por parte do gestor ou da equipe responsável pelo gerenciamento do processo de gamificação, já que o ganho de pontos é automático.

Não necessita qualquer avaliação, nem verificação de material enviado etc. A automatização, além de tornar o processo mais objetivo e imparcial, diminui consideravelmente a carga de trabalho da equipe responsável. 

      Pensando nisso, no Dashboard App do Aula Em Jogo, criamos uma central de minigames para gamificar conteúdos e  gerar uma experiência próxima a de um game, com feedback imediato para seus colaboradores. 

Um dos minigames que podem ser criados é o de escape room digital. Nele, enigmas podem ser criados, e o colaborador deve digitar a resposta correta para “abrir” o cadeado digital.

Escape room digital criado no Dashboard App

O minigame é finalizado somente quando o colaborador abre todos os cadeados. Nesse momento, o jogador também ganha o número de pontos e moedas previamente configurados.

A equipe ou gestor responsável pelo processo gamificado pode inserir o conteúdo que deseja, seja ele em textos, vídeos ou imagens – além de customizar mensagens de início e fim do jogo. Além disso, pode-se também customizar o background e toda experiência lúdica no momento da verificação das aprendizagens dos colaboradores. 

Processo de gamificação do Dashboard App

Além do automático, temos o feedback dependente da avaliação. Esse tipo de feedback, como o próprio nome diz, depende da avaliação. Esse tipo de feedback é necessário quando, por exemplo, o colaborador realiza uma atividade que não há uma única resposta correta, ou então, que ele deva produzir um material e envia para avaliação – um relatório ou a produção de um vídeo, por exemplo.  

No Dashboard App também contamos com esse tipo de feedback. O gestor pode receber documentos enviados pelo colaborador e, além de fazer a atribuição de pontos e moedas, escrever um feedback, o qual será visualizado no celular do colaborador. 


O Feedback em Jogo

Para além desses tipos de feedback, é importante que você saiba que existe o feedback estendido, que independe da equipe ou gestor responsável pelo processo de gamificação.

Elementos de jogos como os pontos, ranking, gráficos de desempenho, barras de progressos, tags coloridas, são considerados também como feedbacks.

A experiência gamificada é por si só um tipo de feedback informativo que tangibiliza o desempenho do colaborador como indivíduo, funcionando e evoluindo na sua jornada.

Dessa forma, o professor ou gestor tem em mãos uma estratégia e ferramenta para cativar os e potencializar o engajamento de seus colaboradores. 

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