A gamificação consiste em utilizar os elementos dos games para gerar algum tipo de resultado. Em cursos presenciais e online, utilizamos técnicas de gamificação para engajar mais os alunos: aumentar a participação, favorecer a aprendizagem e melhorar a taxa de retenção da informação trabalhada.
O storytelling tem o mesmo objetivo que o da gamificação, no entanto, a forma de alcançar o resultado é diferente. Enquanto a gamificação mira mais na motivação, por meio de desafios e recompensa, o storytelling seduz através da contação de histórias.
Case internacional: Super Médico Humanista
Quando combinadas, a gamificação e o storytelling têm um poder incrível para modificar experiências de aprendizagem, e transformar quaisquer conteúdos em uma grande jornada. E foi exatamente isso que fez a professora Liliana Guerrero, do curso de medicina da Universidad Técnica Particular de Loja, no Equador.
A professora criou uma aula remota com os alunos do segundo ano do curso, trabalhando conceitos e valores humanistas da disciplina de Filosofia e Teologia da Universidade. Assim, a professora criou o Super Médico Humanista.
A professora criou o Super Médico Humanista!
A narrativa dispara os alunos, a gamificação engaja
Com auxílio da plataforma Juried, Guerrero expôs os alunos a uma pequena narrativa que apresentava um objetivo épico da aventura.
“O vírus H1V1 está atacando a humanidade, sendo necessário super médicos com valores para restabelecer a ordem de uma sociedade. Dessa forma, você precisa estruturar junto com sua equipe, um plano de ataque com reflexões e conhecimentos contemplando todos os tópicos estudados neste bimestre. Assim, você obterá mais recursos para ajudar a salvar a humanidade da pandemia”
Durante a aula, a professora representava a Organização Mundial da Saúde, que escutava atentamente o plano de ação de cada equipe médica de alunos.
Para gerar a discussão, Guerrero selecionou dois vídeos sobre casos de negligência médica no Equador. Além disso, textos sobre outros temas como, os valores médicos profissionais do médico, a Carta magna de valores para uma nova civilização, dentre outros. Dessa forma, ela executou muito bem seu papel como professora curadora e oferecendo um vasto material para os alunos apoiarem suas reflexões.
A aula está disponível no canal do You Tube da professora. Confira
Class Dash e gerenciamento da gamificação
O template Pandemia do class dash foi utilizado para simular uma pandemia em curso. Para cada reflexão feita e validada pela professora, a equipe médica ganhava um item que poderia ser posicionado sobre o mapa. Assim, com auxílio do template, a professora fez o gerenciamento de toda a aula gamificada.
Nesse template, há 4 diferentes tipos de itens que auxiliam a diminuir o ritmo de crescimento do vírus sobre os países.
1. Estações de Pesquisa:
2. Isolamento Social
3. Controle de Fronteiras
4. Auxílio Econômico
Dessa forma, com auxílio do template Pandemia, a professora reproduziu de uma forma rápida o processo de espalhamento do vírus, reproduzindo um senso de urgência nos alunos.
Esse recurso está disponível gratuitamente para uso online na página do Class Dash.
Clique aqui para acessar todos os templates do Class Dash
Adquira o template na versão executável para Windows.
Templates para gamificar qualquer conteúdo
“Pandemia é muito divertido e emocionante. Os estudantes buscaram estratégias criativas para que evitar o avanço da pandemia e aplicaram seus conhecimentos na prática”, disse Guerrero.
É válido mencionar que templates como o Pandemia podem gamificar qualquer conteúdo. Assim como médicos são necessários para conter uma pandemia, cientistas, formuladores de políticas públicas dentre muitas outras carreiras são necessárias. Dessa forma, professores de diversas disciplinas podem se beneficiar de templates como o Pandemia.
Basta criar uma narrativa simples como gatilho e disparar os alunos para refletir de maneira crítica e criativa sobre um ou mais tópicos.
O template Pandemia foi criado para gamificar brainstormings. Dessa forma, qualquer tema pode ser beneficiado com o uso dessa ferramenta. A mecânica central do template demanda uma forte colaboração entre os grupos porque todos precisam combater o vírus; uma busca rápida e enérgica de informações e construção de respostas validadas como plausíveis pelo professor.
O processo é emocionante como bem disse Guerrero porque o crescimento da pandemia é totalmente imprevisível. Os pontos de infeção crescem em diferentes países, demandando uma constante participação dos alunos durante as aulas. Dessa forma, garante-se 100% do engajamento dos alunos na aula.
Parabéns, professora Lilia Guerrero!!!