Tudo o que você precisa saber sobre Escape Room na Educação

Como usar escape room na educação? Primeiro é importante entender uma coisa: seres humanos gostam de ser desafiados e não há nada mais mobilizador do que a necessidade de escapar de algum lugar. Quem já experimentou a sensação de ficar trancado em um elevador ou outro cômodo qualquer sabe o quão essa sensação nos desperta para a ação.

Uma sala de escape (Escape Room, em inglês) é uma modalidade de jogo que reproduz essa sensação de uma forma controlada. Assim, os jogadores são “trancados” dentro de uma sala e precisam desvendar enigmas e quebra-cabeças para escapar antes que o tempo se esgote.

Influências dos videogames

Essa modalidade de jogo foi totalmente inspirada nos videogames, semelhantes ao Maniac Mansion, desenvolvidos em 1987 pela LucasArts. Os jogos de escape acontecem em locais fictícios, como celas de prisão, masmorras e estações espaciais; e são úteis como exercício de trabalho em equipe, tomada de decisão e uso do raciocínio lógico para resolver problemas.

Um elemento importante de um escape room é o tempo regressivo. O tempo decrescente ativa o gatilho mental da urgência. Na verdade, nos jogos de escape, dois gatilhos mentais são predominantes: urgência e escassez.

A escassez gradativa do tempo alimenta o gatilho da urgência, energizando e motivando mais o indivíduo. Essa motivação é a força motriz que conduz o sujeito para a resolução dos desafios.

Nos últimos anos, essa modalidade de jogo saiu das telas e se materializou em salas físicas de escape espalhadas por todo o mundo. Virou uma febre e uma opção recreativa entre amigos.

Nos últimos anos, muitos professores tem se apropriado da mecânica para criar atividades criativas e bem desafiadoras em sala de aula.

5 motivos para utilizar escapes room na educação.

Tempo: escapes room tem tempos delimitados, favorecendo sua execução em períodos curtos como em uma aula de 50min.

Conteúdo: escapes room são versáteis, permitem trabalhar com qualquer conteúdo.

Imersão: escapes room, em geral, são contextualizados por uma narrativa misteriosa, um cenário macabro que nos envolve e faz nos sentir aquilo como uma experiência épica. A imersão é importante para ativar a motivação intrínseca do aluno e motivá-lo a cumprir os desafios propostos.

Progressivo: a resolução de um desafio, permite ao sujeito abrir outra coisa, avançar na exploração de um novo lugar reproduzindo uma sensação constante de progressão (abrir uma gaveta ou cadeado, por exemplo).

Feedback instantâneo: a cada enigma desvendado, o feedback ocorre instantaneamente com o desbloqueio de mais uma pista até que a saída seja encontrada.

Perceba como a atividade contempla necessidades logísticas, de conteúdo (do professor) e também os aspectos motivacionais (do aluno), fundamentais para uma boa aprendizagem.

Observe também como esses motivos são comuns aos jogos, por isso podemos dizer que ao usar esses elementos de jogos em uma aula (que não é um jogo), estamos usando de forma correta o conceito de gamificação de conteúdo aplicado à educação.

Quando utilizar o escape room na educação?

Não é uma regra, mas a eficácia do uso de escape room na educação é maior quando é utilizado como atividade final, que permite o aluno revisar o conteúdo aprendido ou, ainda, aplicá-lo em um contexto de resolução de problemas.

Por seu caráter emergencial, esse tipo de gamificação não é nenhum pouco adequada para atividades de apresentação de conteúdo, muito menos para fins mais reflexivos. O tempo pressiona e estressa o aluno. Ele não quer refletir, mas sim resolver os enigmas e escapar.

Afinal, essa é a proposta de um escape room na educação!

Mas, então, para que eu devo investir nessa proposta?

Oras, escape room é uma excelente estratégia como uma atividade de revisão, de reforço e consolidação de aprendizagem. Uma avaliação pode ser feita por meio dessa estratégia também. Lembre-se, não há aprendizagem sem reforço, sem repetição e abertura de oportunidades para que o aluno possa aplicar aquilo que ele aprendeu.

Por sua natureza colaborativa, escape room também é super recomendável para o trabalho de habilidades com os alunos, criando pretextos propositivos para o trabalho em grupo, pensamento crítico, persistência e poder de análise e síntese. Não é para menos que hoje muitas empresas estão utilizando esse tipo de jogo para selecionar seus candidatos.

Escape físico, digital ou híbrido

Há diferentes formas de criar um escape room para utilizar em uma aula presencial ou remota.

A maneira mais tradicional é a física, a partir de enigmas impressos e uso de objetos físicos como cadeados, baús, canetas com luz UV, envelopes pardos, chaves, baralhos e muitas outras coisas para reproduzir essa experiência em sala de aula. O escape físico é muito motivador e propício para o trabalho em grupo, mas em termos logísticos pode tomar muito tempo de planejamento do professor e um esforço físico descomunal para executá-lo e reconfigurá-lo para outras turmas.

Outra forma usual é contar com recursos digitais como um questionário eletrônico que pode ser criado no Google Forms ou por meio de apresentações mais interativas com uso da Escape Factory e Genial.ly.

No Google forms há bons exemplos criados por professores brasileiros também.

Vale a pena destacar os criado pelo professor Leandro Molina. Molina cria escapes room para suas aulas de matemática.

Veja alguns exemplos

Escape room: arredondamento

Escape room: manchas de tinta

O professor de Geografia, Lucas Palmeira, meu aluno do curso on-line de gamificação descomplicada para educadores, é um exemplo de professor inovador.

Ele também utiliza o Google Forms para criar aulas mais interativas no formato de escape room. O interessante do estilo do professor Lucas é que ele explora a linguagem dos games e da cultura pop. Veja esse exemplo de formulário gamificado denominado “Em busca da Esfera dos Dragão”, baseado na narrativa de Dragon Ball:

Além do formulários gamificados, Palmeiras usa o Genial.ly para criar outros tipos de escape room, mais focado na exploração de cenários.

No entanto, é importante destacar que o professor precisa contar com um conhecimento sobre o uso dessas ferramentas e uso de imagens e outros recursos para associar a intencionalidade pedagógica com a estética e as mecânicas dos jogos típicos de escape.

O tempo de preparo de uma atividade no Google Forms e Genial.ly pode demorar horas. “Acredito que a gente demorou umas 8 horas para produzir a aula interativa do Clash Royale. A gente fez em uns 5 dias, fazendo um pouquinho a cada dia”, afirmou o professor Lucas Palmeira.

Foi pensando muito no professor, no seu volume de trabalho e na quantidade de aulas ministradas que desenvolvemos ferramentas mais rápidas e descomplicadas para o professor criar suas atividades.

Na Escape Factory é possível criar mapas e salas de escapes com cadeados digitais de uma forma bastante simples. O compartilhamento da atividade com o aluno é muito rápido. Basta enviar um link e, pronto, o aluno pode interagir com o conteúdo do professor em celulares, tablets, laptop e desktop.

A atividade digital também pode ser facilmente embebida em ambientes virtuais de aprendizagem como Moodle, Google Class Room, Blogs, etc.

O professor conta com ferramentas rápidas para criar atividades com imagens, textos, links, imagens e vídeos do You Tube.

Com auxílio de uma planilha eletrônica, o professor pode fazer importar todas suas questões para a plataforma e definir o tempo de duração da atividade, número de desafios, pistas, além de personalizar mensagens iniciais, finais e também de configurar uma senha de acesso para os alunos.

Para realçar o aspecto imersivo, o professor pode modificar o background de uma forma muito simples: basta apenas fazer um CTRL+ C e CTRL + V de uma imagem ou GIF disponível na internet.

A professora de português Kelly Rodrigues é usuária da Escape Factory e comenta que a ferramenta facilita sua vida. “Hoje eu consigo criar uma atividade desafiadora e que valoriza o meu conteúdo em menos de 10 minutos. É impressionante os resultados que podemos alcançar com o uso da tecnologia”, comenta Rodrigues.

Veja um exemplo de escape Room criado na Escape Factory

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